terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Farinhada Caseira E Outras Dicas!

FARINHADA CASEIRA                                                                      
  
Existem criadores que fazem sua própria farinhada de ovo, por um questão de preferência e até com o objetivo de minimizar os gastos.  A sua composição também é variada.                                                                                                                                                      
O ponto positivo de oferecer farinhada caseira às aves é por ser mais palatável, a ave aprecia mais, porém geralmente não consegue ser tão balanceada quanto uma industrializada, tanto pela variedade quanto pela quantidade de seus componentes, podendo ocasionar diarréia na ave, conforme a sensibilidade da ave e dos componentes empregados.
A farinhada caseira pode ser dada de forma esporádica, uma vez por semana.
Receita da uma farinhada de ovo caseira
A quantidade dos ingredientes depende do número de calopsitas a serem alimentadas.  Calcule de 2 a 3 colheres de café cheias de farinhada para cada ave.  A seguinte receita é a menor quantidade que dá para se fazer de uma farinhada e deve-se descartar eventual sobra para quem tem poucas aves :
--->  1 ovo pequeno cozido por aproximadamente 15 minutos (contados após a fervura), e espremido no espremedor de batatas.  Acrescente ao ovo 1 colher de sobremesa de mucilon, 1 outra de neston, 2 de fubá cozido em flocos tipo MILHARINA, KIMILHO , 1 pitada de sal.  Pode ser acrescida a essa mistura cenoura e/ou couve raladas.  Em épocas de reprodução e muda de penas, e eventualmente no dia a dia, ponha 1 pitada do pó de Aminomix ou Vitalbird, ou Organew (você pode adquirir em Pet Shop).  Sirva a farinhada ainda morna, e retire-a caso tenha sobras, no mesmo período do dia, devido ao ovo.
Dica : ao cozinhar o ovo, acrescente um pouco de sal após a fervura, isso facilita a retirada da casca.  Outra dica é, caso a casca do ovo venha a rachar durante o cozimento, ponha junto à água um pouco de vinagre.
Ovo devidamente espremido, em formato de flocos, o que facilita a mistura dos demais componentes.  Na figura à direita, uma mistura dos ingredientes secos, que podem ser armazenada para ser utilizada quando for feita a farinhada. Nesta composição apresentada, contém : mucilon sabor milho, gérmem de trigo, farelo de trigo, flocos de aveia finos e flocos de cereais (neston).









Num pote à parte, mistura-se os ingredientes secos ao ovo espremido, acrescentando uma cenoura ralada.





Nessa mistura, depois de revolvida com uma colher, acrescenta-se fubá pré cozido em flocos.


Aqui, por fim, aproveitamos para acrescentar um composto de aminoácidos e probióticos, da marca Organew. A farinhada é então fracionada e colocada em potes individuais.  A quantidade adequada é o correspondente a 2 colheres de café para cada ave, na época de alimentação dos filhotes, essa quantidade pode ser aumentada.





E aqui as calopsitas se deliciando com a farinhada!



 imagens pertencentes à Flávia Catarina




O equilíbrio correto do total de calórias diárias em relação à necessidade de energia e crescimento da ave é muito importante.  A vida sedentária de uma ave em cativeiro, que vive em gaiola, requer uma alimentação adequada para que a ave não fique com sobrepeso (obesidade).


VERDURAS, LEGUMES, FRUTOS E GRÃOS
Almeirão, brócolis, pepino, cenoura, abobrinha, beterraba, etc.


OUTRAS DICAS
· Nos dias mais frios, pode oferecer à ave trigo pré-germinado.  O trigo integral é fonte de fibras, além de proteína, carboidrato, vitaminas (rico em vitamina E)e minerais. É vendido em supermercados, na área de alimentos naturais/dietéticos.  
Pegue um pouco de grão de trigo, e ponha de molho por aproximadamente 2 a 3 horas.




· Sirva os alimentos (verduras, frutas, legume) e água na temperatura ambiente.
· Lave muito bem frutas e verduras, cortando os talos, pois geralmente é neles que se concentram os agrotóxicos.
· Cuidado com as sementes! Sementes colhidas antes do tempo, ou em época úmida, estão sujeitas a atingir mais de 13% de umidade interna.  Isto favorece um crescimento muito rápido de fungos.  Todos os fungos liberam o que se é chamado de microtoxinas que não são destruídas mesmo que torre-se o grão ou seja colocado ao sol.  O calor é capaz de destruir os fungos, mas as toxinas não.  Portanto, orientamos a não estocar sementes por mais de 30 dias, deixa-as dentro de um pote com tampa semi-aberta para as mesmas respirarem, em local ventilado.  Ao comprar as sementes, verifique se são novas ou não.
· Dê folhas de beterraba, contêm iodo, ferro e cálcio! As calopsitas adoram desfiar os talos.
· Certos cuidados devemos tomar com relação às verduras, que devem ser bem lavadas e, de preferência, deixadas de molho em solução de cloro ou vinagre por 30 minutos.
Nunca dê à sua ave :   abacate, chocolate, café, leite, chá, tomate, alimento com sal, feijão, sementes de maçã.

"A semente da maçã e outras espécies relacionadas como pessego, cereja, etc possuem cianoglicosídeos, ou seja, açúcares que quando digeridos liberam cianeto, uma substancia toxica para as hemácias e o transporte de oxigenio. Na verdade, nem nós deveríamos comer tais sementes! O problema é que pelo pequeno porte e peso, qualquer dose pode levar uma calopsita à intoxicação, coisa que dificilmente aconteceria com um humano. 
O abacate mexicano, aquele pequeno e com casca bem escura possue um ácido graxo (gordura) chamado persina que é toxico para aves e outros animais. Quando ingerido pode causar disritmia e síndrome respiratória aguda, podendo levar a ave ao obito dependendo da dose intoxicante. 
O outro abacate nacional, à priori não teria problema algum, caso fosse manejado em pouca quantidade devido ao alto teor de gordura, na dúvida, melhor não fornecer abacate à ave."
Fonte :  Dra. Claudia Niemeyer - Médica Veterinária

LARVAS DE TENÉBRIO TEM UMA BOA FONTE NUTRICIONAL?

Os insetos não fazem parte da alimentação das calopsitas, a relação cálcio e fósforo é ruim, tem mais fósforo que cálcio, níveis de proteína baixos, excesso de proteína não digerível (não aproveitável), e um alto teor de gordura.  Pode ter também a presença de vermes que comprometem a saúde do pássaro.


Quando criamos tenébrios em casa, ou compramos em pet shop, é muito importante manter a colônia saudável.  Como qualquer outro animal, os tenébrios também podem desenvolver doenças.  É comum a colônia ser invadida por fungos quando usamos muitos alimentos úmidos para alimentar as larvas.  O correto é primeiramente cuidar da colônia antes de oferecer as larvas como alimento.



Bjus...Bianca!

Um comentário:

  1. Lá encima tem dizendo que dê uma pitada de sal na farinhada, embaixo diz que não pode dá alimentação com sal kkkkk tem que se decidir,se pode ou não o sal.

    ResponderExcluir