terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Pânico Noturno!

 Quem nunca acordou durante a madrugada com suas aves se batendo loucamente na gaiola?Esse susto repentino, muito conhecido e temido entre os criadores de calopsitas, é chamado de Pânico noturno e mesmo que pareça, nunca é do nada!Independente do que seja... pode ser uma sombra, um inseto minúsculo, um feixe de luz ou um barulho qualquer, elas se apavoram e acabam que, para se proteger, na tentativa de "fugir", se batem contra as grades da...
gaiola. Esse movimento dos canhões contra a grade acaba fazendo com que eles rompam e ocorram sangramentos. É uma verdadeira cena de horror... Ave ensanguentada, gaiola ensanguentada, as outras aves também, o chão... Tudo! E dependendo do tipo de sangramento, caso você não consiga faze-lo parar, corra para o veterinário. A Calopsita não pode perder muito sangue... Isso pode ser fatal para ela.

O primeiro passo quando isso acontece, é acalmar sua ave, fazendo com que ela pare de se bater. Depois que isso acontecer, você terá que limpá-la para identificar os canhões que estão gerando o sangramento. Se o sangramento não for tão intenso, deixe a respirar e se acalmar antes de pegá-la. Se ela estiver muito ensanguentada, retire-a da gaiola e limpe bem com soro os canhões que sangram. NUNCA lave sua calopsita nesses momentos! Tudo que ela precisa é se manter aquecida e calminha. Não passe pomadas! No máximo, use pó hemostático para estancar o sangue (pressione o local até que pare e depois limpe).

Depois de estancar o sangue, verifique os canhões que romperam, e os arranque. Se não conseguir fazer isso (pois podem ser muitos e além disso, ave reclamará de dor), vá urgentemente a um veterinário especializado e explique a situação. Esses canhões quebrados ficam abertos, ou seja, estarão expostos a infecções de todo tipo... e isso pode piorar demais a situação.

Além disso, dependendo da disposição dos brinquedos na gaiola e do tamanho dela, a ave pode ter se ferido internamente durante o pânico, causando hemorragias e isso poderá leva-la a óbito rapidamente.

Aí você deve estar se perguntando... "Mas o que fazer para isso não acontecer???"Acabar com o Pânico noturno é praticamente impossível; pois as calopsitas, em especial, são aves assustadiças por natureza. E durante o sono, elas acabam por se assustar com mais facilidade, assim como todos nós.

Na hora de dormir, procure mantê-las sempre em ambientes com luz indireta, nunca no "breu" total... e sempre com as gaiolas cobertas. Mas lembre-se de não usar tecidos felpudos para cobrir a gaiola, pois elas acabam puxando e ingerindo essas linhas, que se acumulam no papo. Dê preferência aos lençóis.
Retirei essas informações da página do Facebook ''Parque Das Calopsitas'' *

Bjus...Bianca!

2 comentários: