quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Importância Da Alimentação!


 



A saúde da ave depende, entre outros fatores, de uma dieta saudável.  Uma boa parte das doenças das quais a ave pode ser acometida é decorrente de uma alimentação deficiente, pobre em nutrientes essenciais como cálcio e vitaminas, o que leva à baixa absorção e aproveitamento dessas substâncias, queda imunológica do organismo, refletindo na saúde da ave e, consequentemente, no tempo de vida.


SEMENTES
A mistura básica de sementes para calopsitas é composta de painço (50%), alpiste (30%), aveia sem casca (15%), girassol (5%). Esta é uma proporção aproximada.  Outras sementes podem fazer parte dessa composição como : trigo mourisco, cártamo, níger, por exemplo.

Deve-se tomar cuidado ao adquirir sementes, observando brilho, maciez, coloração, limpeza, se há cheiro de mofo, etc., seja à granel ou embalagem fechada.   Procure adquirir sementes em loja de grande circulação de mercadoria, pois sementes estocadas por muito tempo perdem suas propriedades e ficam sujeitas a fungos, que causam intoxicação na ave.  


amostra de sementes velhas com carunchos e bichinhos oportunistas
 encontradas em saco de mistura de sementes fechado


 amostra de sementes adquiridas de pacote fechado já deterioradas


MILHETO


BASTÕES DE SEMENTES
Considerados apetitosos e chamativos pelas calopsitas pela sua composição, devem ser dados de forma esporádica.

 bastão para calopsitas   -   produto americano





RAÇÕES EXTRUSADAS E PELETIZADAS
As rações extrusadas e peletizadas específicas para aves surgiram há pouco tempo (semelhantes a de cães, gatos, etc.), e cada vez mais novas marcas e variedades chegam ao mercado, com o objetivo de fornecer uma alimentação mais completa e equilibrada às aves em cativeiro.  A composição das rações varia conforme a característica/espécie de ave, e é alterada de acordo com a fase da vida da ave (crescimento, reprodução, muda de penas).

  


      ração peletizada para calopsitas   -   produto americano

A ração deve ser introduzida na dieta aos poucos, respeitando a fase de adaptação do organismo da ave, jamais substituindo as sementes por completo e de forma repentina.  
 
A calopsita é uma ave granívora, e no seu ambiente natural uma parte de sua dieta é composta de grãos, portanto, fornecer apenas ração estaria indo contra a natureza da ave.
Outros alimentos podem ser fornecidos à calopsita como frutas, verduras e legumes de um modo geral.  A calopsita é relutante em experimentar novos alimentos aos quais não está acostumada, principalmente tratando-se de aves adultas.  Disponibilizar esses novos alimentos juntamente com as sementes, farinha e ração, é uma forma de chamar a atenção do pássaro.  A calopsita também aprende a comer por imitação, isto é, se no mesmo ambiente houver aves que estejam habituadas a comer esses alimentos, ficará mais fácil para a calopsita se interessar pelos mesmos.

  ração peletizada para calopsitas (com mix de frutas) - produto americano
 


FARINHADA INDUSTRIALIZADA
Outro alimento importante para o equilíbrio nutricional da calopsita é a farinhada de ovo industrializada, sua composição é variada conforme o fabricante, inclui ovo desidratado, probióticos, e outros nutrientes essenciais principalmente na época de muda de penas e de reprodução.  A composição de seus ingredientes é balanceada, e alguns fabricantes possuem farinhadas diferenciadas, para o período chamado de manutenção (dia a dia) como para o de reprodução.  É vendida em pet shops. 




SUBSTÂNCIAS ESSENCIAIS

CARBOIDRATOS 
Açúcares 
-> Forma mais importante de produzir energia e calor.
 -> Cereais, grãos e frutos

GORDURAS 
-> Servem como fontes de alguns ácidos graxos essenciais e participam na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K).  O excesso é estocado no organismo sob forma de gordura.

PROTEÍNAS 
-> Importantes alimentos para músculos, penas, bico, pele, unhas e ovos.

VITAMINAS 
-> As vitaminas são essenciais ao crescimento, reprodução, saúde e manutenção das atividades normais do metabolismo e fisiologia das aves. Quando as vitaminas estão ausentes na dieta ou são pouco absorvidas e utilizadas, pode haver deficiências metabólicas específicas. Em geral, sinais de deficiência de vitaminas (quando abaixo dos níveis exigidos) são observados mais rapidamente em aves jovens e nos embriões em desenvolvimento.
As vitaminas são substâncias nutritivas que, apesar de necessárias em pequenas quantidades, devem ser fornecidas na dieta, e estão presentes nos alimentos naturais.

Vitaminas lipossolúveis
São vitaminas solúveis em lipídios (gordura) e não solúveis em água.  Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde são armazenadas. Vitaminas A, D, E e K. 
Vitaminas Hidrossolúveis
São vitaminas solúveis em água, não são armazenadas pelo organismo em quantidades apreciáveis, sendo normalmente eliminadas pela urina. Vitaminas B1, B2, B6, B12, H (biotina), Colina, Niacina, Ácidos Fólico, Pantotênico e Ascórbico.


CONSEQUÊNCIAS DE DESEQUILÍBRIO NUTRICIONAL

Deficiência de cálcio e vitamina D3 devido a alimentação baseada em sementes na totalidade.  A super nutrição é tão maléfica quanto a subnutrição, a dieta que contenha mais de 1% de cálcio e vitamina D3, assim como outros fatores não totalmente compreendidos, podem levar à doença renal.



Bjus...Bianca!

2 comentários:

  1. Bianca onde encontro ração peletizadas e quais marcas eu devo comprar, peço-lhe ajuda.

    Neuza

    ResponderExcluir
  2. OI .Eu tenho uma calopsita eu beijo no bico dela , mas ela nuca ficou doente ! Sera que mais na frente ela fica doente ??

    ResponderExcluir