segunda-feira, 9 de maio de 2011

Calopsiterapia!

     Este é o depoimento de Paula Regina ( Campinas-SP)
Olá, sou associada do GRUPO CALOPSITAS e hoje vim falar a você a importância que a calopsita teve na minha vida, na verdade é um depoimento que faço, sem medo e vergonha de falar sobre mim mesma...não sei se vou até ao fim dessa mensagem sem chorar, mas vou tentar...
Sabe, eu acredito que as calopsitas são uma terapia 100% eficaz, por experiência própria posso dizer isso, pois eu Paula, mãe da Fufu e do Rei, tenho TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), depressão, síndrome do pânico e transtorno de ansiedade....é...eu mesma!!!
Às vezes, nem eu acredito nisso, que tento tanta coisa e sou tão feliz e pareço tão normal. O que acredito mesmo, mesmo, mesmo.. é que Deus está sempre na minha frente, presente nos meus momentos e, num desses momentos, ele colocou essas criaturinhas tão especiais na minha vida.
Eu desarrumava os armários para arrumar tudo de novo, sujava para limpar, domir demais num dia e no outro passava a noite muito mal, sentia medo, angústia, nervoso e nas crises nas intensas, pensava que ia morrer, pois não sentia meus braços, pernas e pescoço, fora as enxaquecas e a tristeza, etc.
E, hoje, depois da chegada das minhas calopsitas amadas e maravilhosas, nem lembro de nada disso, se a casa ficar bagunçada, tudo bem...é legal, eu acho bacana, a casa fica com vida, alegre, como se tivesse crianças, sabe? Brinquedinhos espalhados, assobios, conversas o dia todo, musiquinhas, etc.
Minha vida mudou, me sinto mais confiante, mas continuo seguindo o tratamento médico.
Um grande beijo a você! (Paula Regina - Campinas/SP)
Que Deus abençoe a todos nós e nossos bichinhos amados - out/2007


Atenção!!! Se quiser deixe seu DEPOIMENTO aqui ! Poderei compartilhar no BLOG.


POR FAVOR LEIAM.


Bjus...Bianca

quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Importância Da Alimentação!


 



A saúde da ave depende, entre outros fatores, de uma dieta saudável.  Uma boa parte das doenças das quais a ave pode ser acometida é decorrente de uma alimentação deficiente, pobre em nutrientes essenciais como cálcio e vitaminas, o que leva à baixa absorção e aproveitamento dessas substâncias, queda imunológica do organismo, refletindo na saúde da ave e, consequentemente, no tempo de vida.


SEMENTES
A mistura básica de sementes para calopsitas é composta de painço (50%), alpiste (30%), aveia sem casca (15%), girassol (5%). Esta é uma proporção aproximada.  Outras sementes podem fazer parte dessa composição como : trigo mourisco, cártamo, níger, por exemplo.

Deve-se tomar cuidado ao adquirir sementes, observando brilho, maciez, coloração, limpeza, se há cheiro de mofo, etc., seja à granel ou embalagem fechada.   Procure adquirir sementes em loja de grande circulação de mercadoria, pois sementes estocadas por muito tempo perdem suas propriedades e ficam sujeitas a fungos, que causam intoxicação na ave.  


amostra de sementes velhas com carunchos e bichinhos oportunistas
 encontradas em saco de mistura de sementes fechado


 amostra de sementes adquiridas de pacote fechado já deterioradas


MILHETO


BASTÕES DE SEMENTES
Considerados apetitosos e chamativos pelas calopsitas pela sua composição, devem ser dados de forma esporádica.

 bastão para calopsitas   -   produto americano





RAÇÕES EXTRUSADAS E PELETIZADAS
As rações extrusadas e peletizadas específicas para aves surgiram há pouco tempo (semelhantes a de cães, gatos, etc.), e cada vez mais novas marcas e variedades chegam ao mercado, com o objetivo de fornecer uma alimentação mais completa e equilibrada às aves em cativeiro.  A composição das rações varia conforme a característica/espécie de ave, e é alterada de acordo com a fase da vida da ave (crescimento, reprodução, muda de penas).

  


      ração peletizada para calopsitas   -   produto americano

A ração deve ser introduzida na dieta aos poucos, respeitando a fase de adaptação do organismo da ave, jamais substituindo as sementes por completo e de forma repentina.  
 
A calopsita é uma ave granívora, e no seu ambiente natural uma parte de sua dieta é composta de grãos, portanto, fornecer apenas ração estaria indo contra a natureza da ave.
Outros alimentos podem ser fornecidos à calopsita como frutas, verduras e legumes de um modo geral.  A calopsita é relutante em experimentar novos alimentos aos quais não está acostumada, principalmente tratando-se de aves adultas.  Disponibilizar esses novos alimentos juntamente com as sementes, farinha e ração, é uma forma de chamar a atenção do pássaro.  A calopsita também aprende a comer por imitação, isto é, se no mesmo ambiente houver aves que estejam habituadas a comer esses alimentos, ficará mais fácil para a calopsita se interessar pelos mesmos.

  ração peletizada para calopsitas (com mix de frutas) - produto americano
 


FARINHADA INDUSTRIALIZADA
Outro alimento importante para o equilíbrio nutricional da calopsita é a farinhada de ovo industrializada, sua composição é variada conforme o fabricante, inclui ovo desidratado, probióticos, e outros nutrientes essenciais principalmente na época de muda de penas e de reprodução.  A composição de seus ingredientes é balanceada, e alguns fabricantes possuem farinhadas diferenciadas, para o período chamado de manutenção (dia a dia) como para o de reprodução.  É vendida em pet shops. 




SUBSTÂNCIAS ESSENCIAIS

CARBOIDRATOS 
Açúcares 
-> Forma mais importante de produzir energia e calor.
 -> Cereais, grãos e frutos

GORDURAS 
-> Servem como fontes de alguns ácidos graxos essenciais e participam na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K).  O excesso é estocado no organismo sob forma de gordura.

PROTEÍNAS 
-> Importantes alimentos para músculos, penas, bico, pele, unhas e ovos.

VITAMINAS 
-> As vitaminas são essenciais ao crescimento, reprodução, saúde e manutenção das atividades normais do metabolismo e fisiologia das aves. Quando as vitaminas estão ausentes na dieta ou são pouco absorvidas e utilizadas, pode haver deficiências metabólicas específicas. Em geral, sinais de deficiência de vitaminas (quando abaixo dos níveis exigidos) são observados mais rapidamente em aves jovens e nos embriões em desenvolvimento.
As vitaminas são substâncias nutritivas que, apesar de necessárias em pequenas quantidades, devem ser fornecidas na dieta, e estão presentes nos alimentos naturais.

Vitaminas lipossolúveis
São vitaminas solúveis em lipídios (gordura) e não solúveis em água.  Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde são armazenadas. Vitaminas A, D, E e K. 
Vitaminas Hidrossolúveis
São vitaminas solúveis em água, não são armazenadas pelo organismo em quantidades apreciáveis, sendo normalmente eliminadas pela urina. Vitaminas B1, B2, B6, B12, H (biotina), Colina, Niacina, Ácidos Fólico, Pantotênico e Ascórbico.


CONSEQUÊNCIAS DE DESEQUILÍBRIO NUTRICIONAL

Deficiência de cálcio e vitamina D3 devido a alimentação baseada em sementes na totalidade.  A super nutrição é tão maléfica quanto a subnutrição, a dieta que contenha mais de 1% de cálcio e vitamina D3, assim como outros fatores não totalmente compreendidos, podem levar à doença renal.



Bjus...Bianca!

Chegada De Uma Nova Ave !

 
É normal a calopsita estranhar inicialmente a chegada de uma calopsita recém-adquirida.  Esta pode ser bem recebida como não.  Geralmente, a calopsita que já está no ambiente vai defender seu território, principalmente se a gaiola for pequena, podendo querer bicar a nova ave, ou não deixá-la comer, ficar perseguindo-a, etc. 
Se isso ocorrer, o ideal seria manter a nova ave numa gaiola separada (lembre-se da necessidade de quarentena) em posição que elas possam se ver até se acostumarem uma com a outra.  Caso não haja uma outra gaiola, coloque em duplicidade potes de comida e de água distantes (em cada canto da gaiola), bem como 2 poleiros posicionados na mesma altura e distantes um do outro.
Quanto mais tempo transcorrer permanecendo a calopsita sozinha, sem companhia de outra de sua espécie, mais ela se identificará com seu dono  e  pessoas da casa, possivelmente havendo maior dificuldade em socializar esta ave com outra, mesmo sendo do sexo oposto.


Bjus...Bianca!